segunda-feira, 29 de junho de 2009

Trilha para fazer mudança.

ou Trilha para sair da casa dos pais aos 21.

Separa, empacota, doa, leva. Abre, fecha, cadê a porra do negócio que eu acabei de colocar aqui? Mudanças são legais, mas o pré e o pós são sempre tensos. Pelo menos cansativos.

Na hora de fazer o caracol, lembre-se de ter uma trilha agradável no salão e não esqueça de que, no fim das contas, vai ser legal.

The Botticellis
- Stay with my brother.



Download.

Trilha para viajar no espaço com poloneses em 1982

No espaco não há som, mas dentro da nave, sim. Nem que seja no seu Sony Walkman.

Light Powered - Deastro

Trilha para a menor distância entre dois pontos

Rapidinho. Vai. Em cima, embaixo, puxa e você sabe o quê.

Make out - Jesse Matheson

Trilha para sentir saudade

Para entrar em modo de espera enquanto a saudade arde. Pode chorar um pouquinho também.

I called you but you were sleeping - Royal City

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Trilha para dias de fúria

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

droga.

Rabbit in your headlights - Unkle



clipe original (e excelente) aqui.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Trilha para estragar tudo

Seu coração estava todo bagunçado. Você não sabia direito o que queria. Lá estão vocês ficando, se enrolando, sexuando e todos os outros gerúndios relativos. Não está nada bem porque você sabe que as coisas começaram tortas.

Você precisa pôr um ponto final nessa história. Na real, você precisa jogar uma pedra na cara do dito-cujo. É difícil manter níveis diplomáticos nesse tipo de diálogo. Não é porque está tudo uma bagunça que você vai humilhar o outro, né? Nessas horas, meu amigo, use a infalível trilha para estragar tudo. Ela é tão jeca, tão mela-cueca, tão genérica, tão batida, tão velha que neguinho/a vai se tocar na hora e nunca mais vai ligar pra você.

More than words - Extreme

Trilha para fazer coisas legais entre amigos

Pode ser um fim de semana na praia, um acampamento em alguma chapada inóspita, aquela festa que era a maior indiada ou até uma noitada de imagem & ação. Tem coisas que a gente só faz com os amigos mais legais, aqueles de quem a gente sempre lembra com um sorriso no rosto e olhar perdido. Aí alguém pergunta do que você está rindo e a gente sempre responde: "nada, não...".

Um, dois, cinco ou trinta. Não importa quantos amigos legais você tenha, desde que eles sejam sensacionais. Amizades desse tipo a gente cultiva e celebra com a trilha de festa para pé descalço na areia.

Friends - Luke Top

terça-feira, 23 de junho de 2009

Trilha para hipnose

Respire bem fundo. Respire bem devagar. Você está tranquilo, muito tranquilo,tranquilo demais. À sua frente, um campo verdejante se estende até o horizonte. Não há nada, nem ninguém: somente você.

Assassinato, medo de barata ou hobbies excêntricos. Vai que um dia você precisa de uma trilha para hipnose?

Blume - Einsturzende Neubauten

Trilha para ler jornal na terça-feira

Nem segunda, nem quarta. A sexta está longe, mas o fim de semana acabou de passar. Hoje é terça-feira, um dia menos pior que o seu antecessor. Dia de acordar mais cedo para fazer o café da manhã e, ainda de roupão, ler uma pontinha do jornal.

Para completar o clima comercial de margarina, ligue o som bem baixinho e beba café na caneca com o cachorro dormindo no seu pé.

In my life - The Beatles

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Trilha para acordar junto todos os dias

A sua cama é sempre quentinha porque tem você e mais um. Vocês enroscados em sonho, beijo, abraço, ronco, cobertores roubados e bom dias. Todo dia é mais gostoso porque ele está lá sempre que o despertador toca (e quando não toca também). Faz tempo que vocês dormem e acordam juntos. Faz tempo que isso enche a sua barriguinha de amor.

É bonito. Tão bonito que merece uma declaração de amor por dia. Como a nossa criatividade não é tão grande quanto o amor, fica aqui a trilha perfeita para cada manhã de dois.

Toothpaste kisses - The Maccabees

Trilha para demitir

Fulano não sabe passar recados. Fala errado, não se veste adequadamente, nunca sabe responder o que você pergunta e tem uma risada horrorosa, que machuca. Sempre que sai do banheiro, um odor fortíssimo de amoníaco e canela se espalha por toooooodo o escritório. Algumas pessoas até acham o Fulano legal, mas você não.

Eis que o Fulano já era. Você não precisa se sentir culpado, afinal, a culpa é toda dele. Não é nada pessoal. O problema é ele, não você. Quer dizer, er..., é melhor para ele tentar começar bem em outro lugar. E quando Fulano sair da sua sala com o rabo entre as pernas, você aperta o play e pede um cafezinho tentando segurar uma risadinha maquiavélica.

Born on a day the sun didn't rise - Black moth super rainbow

Trilha para ir para o trabalho a pé

Perto demais pra ir de carro. Meio chatinho pra ir andando. Você precisa trabalhar todos os dias. Escolhe ir com suas próprias pernas em prol da saúde, pensando naquele número exacerbado de colesterol.

A vantagem de ir para o trabalho a pé é ter os fones no ouvido. Você entra naquele estado engraçado em que você ouve-cantandinho as músicas que estão passando por ali. Por isso tem que ser música conhecida, que dê pra acompanhar, que traga memórias legais.

Accross the sea - Weezer

Trilha para lamentar a perda da pessoa amada

O erro foi seu, admita. Tudo aquilo que era invejável de tão bonito, a história que mais parecia roteiro de filme indie europeu, aquele amor sem precedentes. Era tudo isso e você estragou, tipo o toque do Midas de um jeito inverso. Quem você mais amava se foi e não há nada a fazer.

Depois que você descartar o suicídio e, por fim, resolver encarar a dor, as coisas vão ficar menos piores. Talvez você perceba que a culpa não foi exatamente sua e que aquilo não daria certo mesmo (mas na maioria das vezes a culpa foi sua, pois é). Enfim. Para tapar o buraco de meteoro explodido no seu peito, nada melhor que sentir doer. E para sentir doer, nada melhor que a melhor trilha de todos os tempos gramaticais.

Motion pitcure soundtrack - Radiohead

Trilha para ir à aula de sapateado

Talvez você não faça aula de sapateado nas manhãs de sábado, mas eu faço. Nesse caso, imagine acordar cedo no dia que é sinônimo de liberdade de toda e qualquer obrigação com horários. Quando a vontade de ficar na cama teima em vencer, me lembro que aulas de sapateado são legais.

Aí eu visto minha roupa característica, pego os sapatos mágicos e me preparo para 20 minutos de trânsito ao som da minha trilha especial. E depois tudo é magia.

Lizstomania - Phoenix

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Trilha para congestionamento

Bem que o seu carro poderia estar andando. Mas, para isso, o carro da frente precisaria estar andando também, bem como o da frente dele e por aí vai. É a terceira vez na semana e, vamos combinar, hoje você não precisava de um congestionamento. Mas ele está lá plantado no meio do caminho, enraizando você também.

Vai gritar? Grita, só não buzina. Se você é daqueles que já aprendeu que nessas horas não adianta ficar enfezado, ligue o ar condicionado e deixe a trilha mágica aliviar a tensão.

Needle in the hay - Mélissa Laveaux

Trilha para tatuar 56 estrelas no rosto

Não deu pra segurar.

Trilha para quem odeia casais felizes

Eles estão por toda parte. Onde você menos espera há um apelido melado, um carinho exacerbado, beijinhos irritantes e uma felicidade imbecil que chega a ser agressiva. Então você é um daqueles que odeia casais casais felizes, que diz que o amor não existe e que tudo isso é uma palhaçada.

Eu sei que você se irrita e que, ao chegar em casa, desconta a sua frustração enfiando o pé na jaca à sua maneira: engolindo três pacotes de bolacha recheada, socando a parede ou tomando banho compulsivamente. Antes de começar a se lamentar e a perguntar quando é que você vai ter um affair feliz, deixe a trilha da esperança ecoar pela casa e construa um momento de sofrimento cinematográfico.

There is love - Brian Olive

Trilha para, no fim das contas, rir

Tudo acaba bem no final e, se não está bem, é porque não acabou. Men-ti-ra. Todo cidadão portador de pelos pubianos sabe que: 1) tudo acaba e 2) o fim pode ser de dois jeitos: a)bom ou b)ruim.

Quando acaba do jeito bom, é alegria geral da nação. Já os finais ruins pedem por um ritual. Algo que marque este fim odiado, sofrido e injusto. Depois de xingar, chorar e sofrer você pode tentar rir. A trilha perfeita ajuda.

End of the movie - Cake

Trilha para perder a compostura e pôr a culpa na bebida

Festinha rolando, a pessoa está lá do outro lado com um copo na mão e você está tão nervoso que a cerveja que acabou de pegar esquentou em dois segundos. Duzentas e oitenta e duas frases de abordagem simpática/sensual entram no seu cérebro randomicamente. Como um raio, você elimina aquelas de gosto duvidoso e as que nunca funcionaram. É aí que você percebe que não tem nada.

Nas horas em que o frio na barriga é maior que Netuno e você está MORRENDO de medo porque quer chegar e não sabe o que dizer, deixe a trilha certa agir por você. Quando ela estiver tocando, você nem precisa dizer nada. E se não funcionar, basta dizer que você bebeu demais e pedir desculpas.

Hey - Pixies

Trilha para momento entre a briga e as pazes

Vocês brigam. Você não entende como é possível que alguém em sã consciência faça uma coisa daquelas. O outro teima em dizer que é você quem não consegue ver o que acontece de verdade. Aí você quer terminar e o outro pede pra você se acalmar. Você se acalma e o outro começa a enumerar suas grosserias. Ele quer terminar e você vai dormir na sala.

Não importa o motivo: a maioria das discussões entre casais e bons amigos é quase sempre a mesma. Na hora rola uma explosão de raiva hecatômbica. Depois vem a vontade de chorar e, quando você chora, fica com raiva por estar chorando. A gente sabe que logo vai passar e que vocês vão fazer as pazes. Enquanto o beijinho torto não chega, vale escutar a música ideal para o purgatório.

Pas fait en chocolat - Tricot Machine

Trilha para ir embora

Leia-se ir embora como sair de algo pegajoso. Leia-se algo pegajoso como aquelas situações que grudam em você e que pedem por uma mudança imediata. Acontece que você está lá naquele misto de poço de areia movediça e pixe, então não consegue sair do lugar.

Mas eu não posso, eu não vou conseguir, não tem como, eu não tenho condições, mas como eu vou deixá-lo, isso está me matando. Sabe? Todo mundo já passou por um sufoco desses. A gente sabe que o ar está pesado demais, mas não tem coragem de abrir a porta. Aí você aperta o play e ouve a música para ir embora.

Ain't got no... I've got life - Nina Simone

Trilha para andar no frio

Antes de fones de ouvido do que mal acompanhada. Adoro pendurar os ditos nas orelhas e sair por aí. Principalmente quando faz frio. Primeiro porque andar sob sóis flamejantes não é legal; segundo porque no inverno tudo fica mais bonito. As pessoas são mais cheirosas e os cachecóis nos dão a falsa impressão de que o glamour invadiu as ruas.

Sendo assim, a escolha da trilha certa para a sua breve caminhada transforma seu passeio invernal em video clip. Não que isso vá fazer alguma diferença na grande ordem das coisas, mas pelo menos ilumina 5 minutos do dia.

I was a lover - TV on the radio

Trilha para pensar

Tem gente que precisa de música para pensar. Gente como eu, que se sente incomodada com o silêncio. Sim, existem os silêncios bonitos-gostosos-dramáticos-românticos e todo mundo precisa deles pelo menos uma vez na vida, mas não é desse tipo de silêncio que eu estou falando (acho que deu pra entender).

Música para pensar, deixa eu esclarecer, é aquela que sai pelos fones de ouvido e deixa o seu cérebro à vontade pra fazer o que quiser. Não tem barulhinhos irritantes, nem coisas que desviam a atenção. Eu gosto de ouvir esse tipo de música enquanto escrevo (o que acontece com muita frequência, já que sou redatora).

Anything you Synthesize - The American Dollar